5 truques de decoração moderna para se inspirar

Publicado em 20/07/2023

Compartilhe:

Inspire-se com 5 truques de decoração moderna e transforme seu espaço em um ambiente contemporâneo e elegante. Saiba mais!

Cada ambiente proporciona diferentes emoções e sensações nas pessoas. No nosso lar, vivenciamos momentos inesquecíveis e nos reconectamos com nossa felicidade. Por esse motivo, é tão importante que uma casa tenha características positivas, tanto funcionais quanto estéticas.

A decoração moderna contribui com o ambiente de maneira elegante e minimalista. O movimento modernista promoveu uma grande transformação cultural no século XX, no âmbito das artes e do design, eliminando o excesso de detalhes e celebrando os elementos neutros e naturais.

Por isso, essa estética é ideal para aquelas pessoas que amam um toque de simplicidade, mas não abrem mão da sofisticação.

Se você quer reformar a sua casa e trazer um ar moderno para a sua decoração, continue acompanhando nossas dicas. A seguir, reunimos alguns truques e ideias para que você crie o seu ambiente planejado com muita sabedoria.

1. Aposte em cores neutras e texturas

No design de interiores, as cores neutras e sóbrias ajudam a criar um ambiente elegante e minimalista. Desse modo, há a sensação de que o espaço é mais amplo. Procure usar tons como o branco, bege, cinza, preto e marrom. Além de se complementarem, essas cores combinam facilmente com outros padrões.

Você também pode apostar no contraste entre cores e texturas para valorizar ainda mais a sua casa. Paredes em concreto ou em revestimento 3D são uma ótima opção para deixar a sala mais moderna e contrapor com outras cores neutras.

2. Invista em iluminação embutida

Uma das grandes tendências da decoração de móveis planejados é a aplicação de iluminação embutida no teto e em armários. Com essa técnica, você consegue ter uma iluminação uniforme, discreta e integrada ao ambiente, sem precisar ocupar espaço.

Confira alguns exemplos de luzes embutidas que você pode usar na sua casa:

  • Downlights: são pontos de luz direcionais que podem ser aplicados em espaços amplos, como salas ou áreas de jantar. São ideais para locais, nos quais você deseja ter uma iluminação direta e focada.
  • Fitas de LED embutidas: essa opção versátil e moderna consiste em fitas que podem ser instaladas ao longo das bordas do teto ou até mesmo de um armário. É perfeita para uma iluminação mais indireta e suave.
  • Painéis de LED: essa alternativa é muito eficaz para quem deseja uma iluminação uniforme e plana, com grandes painéis embutidos. É ideal para iluminar espaços de trabalho, cozinhas ou para criar efeitos criativos com luzes.

Você também pode instalar um sistema de controle de iluminação que ajuste a intensidade da luz de acordo com as suas necessidades. Essa é uma tendência que também tem se mostrado forte nas últimas decorações modernas.

3. Tenha plantas e folhagens

Que tal cultivar um jardim vertical ou horizontal no seu lar? De acordo com pesquisas, ter plantas e folhagens no seu ambiente traz benefícios para a saúde e o bem-estar. Além de aliviar a ansiedade e o estresse, elas também geram uma sensação de tranquilidade e paz.

E se você quiser ousar um pouco mais, pode se aventurar criando hortas e cultivando temperos, verduras, frutas e outros produtos orgânicos. Sua alimentação vai ficar mais saudável.

Quando se fala em decoração, é válido buscar opções que se adequem a ambientes fechados, a não ser que você tenha uma ampla área externa. As samambaias, bromélias e suculentas são alguns exemplos de plantas que ficam lindas dentro de casa.

Para montar o seu jardim vertical, você pode usar diversos tipos de materiais, como treliças e vasos de cerâmica ou blocos pré-moldados de madeira com nichos, em um estilo bem natural. Também é possível usar estruturas metálicas, que dão um toque a mais de sofisticação.

4. Decore com móveis em estilo industrial

O estilo industrial está em alta dentro do mercado de móveis planejados e é um elemento moderno que resulta em uma estética impressionante. Ele se inspira naquele visual simples dos armazéns, das fábricas e das estruturas industriais, mas a sua força está justamente na sobreposição do "antigo" ao "moderno".

Na sua casa, você pode investir em elementos inspirados nesse estilo, como tijolos, metais, madeira e materiais reciclados. Para a sala, aposte em mesas de madeira rústica com pernas de metal. Sofás e cadeiras de couro e linho também são ótimas alternativas para salas industriais.

5. Use tecnologia inteligente

Atualmente, a fusão entre decoração e tecnologia se tornou cada vez mais presente nos lares brasileiros. Com ambientes mais tecnológicos, o dia a dia das pessoas pode ser ainda mais prático e funcional.

Alguns exemplos comuns são os sistemas de iluminação controlados por aplicativos, os termostatos inteligentes, os sistemas de som ambiente ou as persianas motorizadas. Essas soluções contemporâneas trazem mais conveniência e dão um toque extra de futurismo às casas.

Com toda a certeza, uma casa com móveis planejados modernos cria uma atmosfera diferenciada. Portanto, com essas dicas e ideias, você já pode começar a implementar o seu projeto de felicidade. E a Italínea está aqui para ajudar. Entre em contato e conheça os nossos ambientes.

Artigos relacionados

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.