Sala com cozinha americana integrada: harmonize os ambientes

Publicado em 18/08/2023

Compartilhe:

Equilibre estilo e funcionalidade com uma sala de estar e cozinha americana integrada, criando harmonia perfeita. Leia!

Os ambientes integrados se tornaram uma tendência forte no universo da decoração de interiores, afinal, eles oferecem muitos benefícios para residências pequenas, proporcionando uma sensação de amplitude e otimizando o espaço.

A sala com cozinha americana é a solução ideal para quem gosta de receber pessoas queridas em casa, já que a disposição das duas áreas estimula reuniões mais interativas. Além disso, há um aproveitamento melhor dos locais.

No entanto, há diferentes tipos de projetos planejados, então, é importante entender como integrar e decorar adequadamente cada um deles. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas essenciais. Acompanhe!

Defina o tipo de divisão

Embora a ideia seja criar uma unificação, é possível definir alguma divisão visual entre a sala e a cozinha. Você pode fazer isso colocando móveis entre os dois locais, como um aparador, uma linha de floreiras ou um sofá.

Outra maneira de separar os espaços é por meio do famoso balcão americano com banquetas altas. Alguns projetos também contam com uma meia parede, apesar dessa opção não fornecer uma sensação de continuidade tão forte quanto as outras.

Use materiais coordenados

Para que a sua sala e cozinha planejada tenham uma decoração coerente, selecione materiais similares para os dois ambientes. É claro que pode haver uma diferenciação entre as áreas, mas vale a pena buscar pontos em comum para criar uma conexão.

Por exemplo, se a bancada da sua cozinha é de mármore, use o mesmo elemento para compor alguns itens da sala, como mesas de centro, painéis ou outros objetos. Além disso, os móveis de um espaço sempre devem ser cuidadosamente escolhidos, pensando em complementar a estética do outro.

Ilumine com equilíbrio

A luz desempenha um papel fundamental na criação de uma atmosfera harmônica, mas cada ambiente deve ter o seu próprio grupo de luminárias, adequando-se às suas necessidades específicas.

A cozinha pede por uma iluminação mais fria e direta, especialmente em pontos como a pia, o fogão e o balcão. Afinal, nesses locais, a louça é lavada e os alimentos são preparados, então, é preciso foco e concentração.

Já a sala é usada em diferentes momentos de lazer e relaxamento. Portanto, é legal incluir luzes quentes e indiretas, pois estas proporcionam uma sensação confortável e acolhedora.

Aposte em elementos de transição

Se a sua cozinha planejada é totalmente integrada com a sala, pode ser interessante adicionar itens que criem uma percepção de transição gradual. Para atingir esse efeito, aposte em revestimentos de piso diferentes, tapetes ou paredes com cores distintas.

Painéis de tijolo ou de gesso também podem ajudar a fazer essa diferenciação sutil e tornar a divisão mais clara e progressiva.

Invista em móveis funcionais

Outra dica fundamental são os móveis planejados e funcionais, que não podem ficar de fora do seu projeto. A vantagem desse tipo de mobília é que ela se encaixa perfeitamente no ambiente, sendo totalmente personalizada e contendo múltiplos propósitos.

Por exemplo, os balcões e as ilhas podem ser usados para preparar os alimentos, realizar refeições e armazenar itens. Além disso, gavetas com organizadores e prateleiras deslizantes tornam a sua cozinha ainda mais eficiente.

3 modelos de salas com cozinhas americanas

Como já mencionamos antes, há muitos tipos de espaços integrados com abordagens de design diferentes. Confira!

Cozinha americana com balcão em "U"
 
Nesse formato, um balcão com banquetas é utilizado para delimitar os ambientes, criando uma sensação de coesão e proximidade. Os convidados podem usar a mesa para petiscar e se sentar, ficando bem à vontade, enquanto o anfitrião prepara o prato principal.

Cozinha americana com balcão em ilha 

Uma ilha é uma estrutura independente que fica no centro da cozinha, podendo ser usada como um espaço de preparação, de refeições ou de armazenamento de eletrodomésticos. Em alguns projetos, ela pode conter até mesmo um cooktop.

Esse layout é bem versátil e adiciona estilo e funcionalidade ao seu projeto.

Cozinha americana com mesa de jantar 

A cozinha não precisa necessariamente ter o tradicional balcão americano. É possível integrá-la com a sala por meio de uma mesa de jantar. Neste caso, os dois ambientes estão totalmente conectados, sem divisão, tornando a circulação entre ambos mais fluida.

Harmonizar espaços integrados é um desafio, mas com algumas de nossas dicas e uma orientação adequada, você já pode começar a desenvolver as suas ideias. A Italínea conta com diversos profissionais qualificados que vão ajudá-lo a realizar o seu projeto de vida feliz. Entre em contato e peça um orçamento.

Artigos relacionados

O que não pode faltar em uma cozinha planejada?
Cozinha com ilha: praticidade que virou tendência
Revolucione sua cozinha

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.