6 segredos para um closet dos sonhos

Publicado em 28/08/2023

Compartilhe:

Seu closet dos sonhos mais próximo do que nunca: 6 segredos revelados para a organização perfeita. Leia mais!

O closet é, com certeza, um espaço muito especial da casa. Mas é claro que, para isso, ele demanda um certo planejamento e organização. É praticamente impossível pensar em closet sem pensar em móveis planejados. E quando se fala em aproveitar bem todos os espaços, o closet modulado surge como solução.

Confira 6 dicas importantes para ter o closet dos seus sonhos.

1. Organização inteligente

Organizar um closet pode ser uma tarefa difícil, mas com soluções de armazenamento inteligente, tudo fica mais fácil. Antes de escolhê-las, avalie suas necessidades e o espaço disponível. Considere o tipo de roupas que você tem e os acessórios que precisa guardar, para decidir quais são as opções mais adequadas.

Uma boa ideia é utilizar prateleiras e gavetas para separar as roupas por categoria, como camisetas, calças e blusas. Prateleiras suspensas, gavetas com divisórias e cabideiros retráteis podem fazer toda a diferença na organização inteligente dos espaços.
 
As portas também são muito úteis no projeto e podem ser utilizadas para pendurar sapatos ou bolsas, enquanto as paredes podem receber nichos ou prateleiras. Tudo contribui para que o closet fique mais funcional, sem perder o estilo.

E tão importante quanto organizar o closet, é mantê-lo organizado. Isso você consegue ao utilizar caixas e cestos para guardar itens menores, como bijuterias e meias. 

Além disso, faça uma limpeza regularmente para se desfazer de roupas que não usa mais e evitar acumular bagunça.

2. Iluminação adequada

Uma boa iluminação é um fator fundamental, seja ela natural, com o closet aberto, ou artificial, com o closet fechado. Ela é muito importante na hora de identificar as cores das roupas, destacar acessórios e até mesmo facilitar a visualização de peças em locais mais escuros. Também se faz necessária a utilização próxima ao espelho, para facilitar a aplicação de maquiagem.

Invista em uma iluminação que valorize os pontos mais importantes do closet, com lâmpadas de LED embutidas nas prateleiras ou nos cabideiros, em pontos estratégicos.

3. Espelho de corpo inteiro

Já que você se veste dentro do closet, uma peça essencial é o espelho de corpo inteiro. Só com ele você tem condições de avaliar o look como um todo e mexer em um ou outro detalhe, ou trocá-lo, caso o resultado não seja satisfatório.
Para instalar o seu espelho de corpo inteiro, você tem duas possibilidades: colocá-lo fixo na parede, ou optar por um espelho móvel ou de porta. Avalie o que melhor se adapta ao espaço disponível, capriche na escolha da moldura e deixe seu toque pessoal nesse item.

4. Bancada ou penteadeira

Muitas pessoas pensam que modelos de closet com penteadeira só são possíveis de fazer em espaços muito grandes, mas na verdade é possível, sim, planejar um closet pequeno com penteadeira, para dar maior praticidade ao seu ambiente.
 
A penteadeira ou bancada para make, em frente ao espelho, é um ponto focal esteticamente agradável, deixando o seu closet com cara de camarim. Você pode se sentir uma estrela de cinema dentro do próprio closet.

5. Espaço para sapatos

Os sapatos costumam ocupar um espaço considerável dentro no closet. Por isso, é importante pensar em soluções criativas para guardá-los. 

Uma ideia é adotar prateleiras apropriadas para sapatos, com inclinação que torna mais fácil enxergar e identificá-los. Outra opção são as caixas transparentes, que evita que sejam empilhados e, ainda assim, permite que sejam vistos sem a necessidade de abrir a caixa.

Há mais uma ação importante: separar os sapatos por categoria, como tênis, sandálias e botas, facilitando assim a escolha do calçado que você pretende incorporar ao seu look do dia.

6. Seu toque personalizado

Para ter o closet dos seus sonhos, é fundamental que a sua personalidade e estilo se reflitam nele. Para que isso seja possível, você precisa colocar o seu toque pessoal no projeto.
 
Então, antes de decorar o closet, é vital identificar qual é, de fato, o seu estilo pessoal. Procure entender quais são as suas preferências de moda e decoração através de uma pesquisa na internet, buscando inspirações em revistas e até mesmo pedindo ajuda a um profissional.

Você pode encontrar algumas pistas ao se perguntar se prefere roupas mais clássicas ou modernas, se gosta de cores vibrantes ou tons mais neutros, se prefere uma decoração minimalista ou mais extravagante.

Definido isso, é hora de escolher as cores certas, de forma que crie um ambiente harmonioso. A paleta de cores deve combinar com o seu estilo pessoal e transmitir as sensações que você deseja para o espaço. Se você gosta de cores vibrantes, pode optar por tons como vermelho, laranja e amarelo. Se prefere uma decoração mais discreta, pode investir em tons neutros, como branco, cinza e bege. 

Decore o closet com quadros e objetos que representam o seu gosto particular e inclua itens pessoais no ambiente, como lembranças de viagens, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de deixar o local com a sua cara. 

E se mesmo assim você ainda estiver em dúvida sobre seu estilo e preferências, inspire-se em closets famosos de celebridades. Algumas ideias podem ser adaptadas para o seu espaço. O importante é que a decoração seja uma extensão da sua personalidade e que você se sinta confortável e feliz no ambiente que você criou.

Funcional e agradável

Agora você já tem as dicas certas para transformar o seu closet em um espaço funcional, esteticamente agradável e personalizado. É isso que ele precisa ser. Lembre-se: é você que precisa gostar e se sentir bem nele, pois é lá que você vai se preparar para sair para seus compromissos diários ou para vestir aquela roupa confortável no final do dia e relaxar. Que você possa ficar bem à vontade nesse refúgio prático e cheio de estilo.

Se precisar de ajuda no seu closet dos sonhos não hesite e entre em contato com a Italínea. Aqui você encontrará tudo que precisa para seus móveis personalizados com atendimento exclusivo.

Artigos relacionados

Mobiliário de qualidade para seu projeto de felicidade
5 motivos para escolher os móveis planejados
Como otimizar os espaços com acessórios e soluções Italínea

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.