Novidades

4 dicas para decorar paredes vazias

12/04/2019

Já sentiu aquela sensação de se deparar com uma parede vazia dentro de casa e não saber o que fazer? Você acha que o espaço parece sem vida, não tem ideia de como dispor objetos decorativos, de forma que contribuam com a decoração e não o contrário… olha, sem estresse! Com algumas técnicas e os objetos certos, você aproveita a parede, fazendo com que harmonize com o restante do ambiente.

QUADROS

Por mais clichê que seja, os quadros continuam sendo a primeira opção para preencher paredes vazias. A questão é que, na maioria das vezes, o que faz a diferença não é nem o conteúdo que apresentam, tampouco o número de peças, mas a forma que os quadros são distribuídos é que faz a diferença. Já experimentou um mosaico de quadros? Exatamente: aquela distribuição irregular entre peças grandes e pequenas, formando um mosaico. Essa técnica é moderna e um coringa entre os decoradores, porque sempre funciona.

Quer uma dica? Aposte em quadros com temáticas parecidas, filmes ou pinturas de artistas favoritos, por exemplo. Algo que fale mais de você e transmita sua personalidade! Escolha molduras de diferentes tamanhos e experimente montar o mosaico. Importante se atentar, também, ao tamanho da sua parede e escolher um número de quadros adequado, de forma que não pese a decoração do local.

TEXTURAS

Em paredes muito grandes, utilizar quadros nem sempre é a solução mais adequada – até porque acabam não resolvendo o problema dos moradores. Um truque utilizado por decoradores e arquitetos é utilização de detalhes na parede – no exemplo abaixo, projeto da Italínea, foi utilizado um painel com detalhes ripados de madeira. Você também pode usar aplicações de papel de parede, revestimentos em 3D ou adesivos.

Importante lembrar que, quando você utiliza essa técnica, o ideal é deixar a parede livre, sem usar objetos, como quadros, prateleiras, plantas, etc. Deixe a textura cumprir o seu papel. E, para dar destaque, aposte em iluminação pontual.

PRATELEIRAS

Assim como os quadros, as prateleiras são um clichê que sempre funcionam. Mas preste atenção no tamanho da parede e na proporção dessas estruturas: colocar prateleiras muito pequenas em uma parede grande, por exemplo, pode não causar a sensação que você deseja. Pelo contrário: pode deixar o espaço sem contexto. Ao colocar as prateleiras, aproveite para deixar expostos alguns objetos minimalistas e que tenham a ver com o restante do ambiente.

Neste projeto da Italínea, por exemplo, utilizamos prateleiras com estruturas de semelhantes a serralheria, da nova linha Nero – essa, que é uma tendência do universo da decoração, dá um toque mais moderno e, ao mesmo tempo, conceitual na parede. Ah! E como tínhamos uma parede grande, para que as prateleiras não ficassem perdidas, apostamos em letreiros em madeira para equilibrar o decor.

NICHOS

Assim como as prateleiras convencionais, os nichos servem para depositar alguns itens da sua decoração – e são uma ótima dica para preencher paredes vazias. De forma singular, você pode fazer como o exemplo abaixo e apostar em nichos com formatos diferentes: em seu interior, coloque objetos que representem você, como livros, plantas e itens menores. Neste projeto da Italínea, foram utilizados alguns nichos para contribuir com a decoração do banheiro.

Viu só? Com algumas soluções simples você cria uma atmosfera no ambiente, aproveitando sua parede vazia. Algumas outras técnicas, como a utilização de espelhos e peças de artesanato também funciona, basta você utilizar a criatividade e o bom senso de um verdadeiro decorador. Experimente!

Fonte: Blog Italínea

Compartilhe com alguém