Cozinha dos Sonhos: 4 dicas para um novo ambiente planejado

Publicado em 25/09/2023

Compartilhe:

Procurando dicas para ter sua cozinha dos sonhos? Confira nosso artigo com 4 dicas de ouro para seu novo ambiente planejado! Saiba mais!

Ah, a cozinha! Esse território de sabores e de belas memórias. Quem não lembra da cozinha da vovó? Quem não guarda no coração momentos em família preparando uma refeição, provando delícias temperadas com amor e carinho?

Sim, a cozinha é especial e, assim sendo, deve contar com uma abordagem única na hora de ser planejada. Tudo deve estar perfeito para que as pessoas que a frequentam sintam-se acolhidas, confortáveis. Para que seja, antes de mais nada, um espaço de convivência, não esquecendo nunca, é claro, da sua função primordial, que é proporcionar o armazenamento e o preparo dos alimentos que serão consumidos na casa.

Confira algumas dicas de como ter a cozinha dos sonhos.

1. Planejamento e layout

Uma boa cozinha pede funcionalidade. Por isso, é importante otimizar o espaço disponível e criar um layout eficiente, que atenda às necessidades individuais. Isso tudo num ambiente agradável. Parece um quebra-cabeças? Nem tanto. Muitas vezes, é só questão de bom senso.

Em primeiro lugar, é fundamental não esquecer a função que a sua cozinha desempenha. Isso quer dizer que em áreas mais movimentadas, como pia, fogão e geladeira, o espaço deve ser suficiente para as pessoas acessarem e trabalharem confortavelmente. Nada deve bloquear o fluxo de trabalho, como as portas dos armários, por exemplo, quando estiverem abertas.

É preciso pensar também num espaço suficiente levando em consideração o número de pessoas que mora na casa.

Quanto ao layout eficiente, uma questão essencial e que, muitas vezes, pode ser ignorada, é a quantidade de eletrodomésticos e a sua localização de uso na cozinha.

Será preciso ter uma tomada perto de cada um para evitar que se tenha que lançar mão de uma extensão ou de outros recursos para corrigir o problema.

Incluir uma bancada no projeto também é uma ótima forma de otimizar o espaço de trabalho. Ela facilita a preparação de alimentos, além de virar uma área de socialização enquanto você prepara a refeição.
 
Ergonomia é uma palavra indispensável na hora de planejar a sua cozinha. Isso passa pela medida criteriosa da altura das bancadas, armários e pias. Se as pessoas que forem utilizar a cozinha tiverem que se curvar para realizar qualquer atividade, ou se esticar demais para alcançar algum objeto, isso, a longo prazo, pode acarretar lesões. 

Ou seja: tem algo errado aí, que já poderia ter sido resolvido no projeto, levando em conta a rotina e as características físicas de todos os moradores da casa. O bem-estar geral de quem usa a cozinha está sempre acima das questões de design e beleza. Isso nem se discute.

2. Escolha de materiais e acabamentos

Na hora de escolher os materiais e acabamentos para sua cozinha planejada, duas coisas devem estar em mente: alta durabilidade e facilidade de manutenção. As bancadas, por exemplo, onde grande parte do trabalho é realizado, precisam ser resistentes a constantes limpezas e outros procedimentos típicos de quem prepara refeições com frequência.

Escolher os materiais sem critério, principalmente o tipo de piso, por exemplo, pode causar arrependimentos posteriores. A cozinha é um ambiente eminentemente úmido, e um piso mais liso, nesse caso, pode tornar-se escorregadio. Todos os materiais escolhidos devem ser fáceis de limpar e impermeáveis, pois poderão estar em contato com água em algum momento.

E apesar de todos os cuidados com a segurança e a funcionalidade, não se descuide também da beleza. Materiais e acabamentos podem e devem trazer um design contemporâneo ao ambiente. Afinal, o bem-estar de quem usa a cozinha, e periodicamente vai receber visitas para o jantar, deve ser preservado e mantido no projeto.

3. Iluminação adequada

Para cozinhar, é preciso ter luz suficiente, seja ela natural ou artificial. O sentido da visão, na hora do preparo dos alimentos, é tão importante quanto o olfato e o paladar.

Com a luz natural, obviamente, você só vai poder contar durante o dia. Nesse período, ela faz grande diferença, promovendo inclusive economia na sua conta de energia. 

Então, na medida do possível, conte com janelas e paredes de vidro, de preferência permitindo a visualização de ambientes naturais, o que até pode favorecer o seu bem-estar quando estiver cozinhando.

Em relação às lâmpadas, o ideal é que sejam mais potentes, focadas e claras nas ilhas de trabalho, sobre a pia e o fogão. Já nas áreas de circulação, podem ser mais difusas e suaves, de tonalidade amarela, criando um ambiente mais aconchegante. 

Se a cozinha for pequena, uma lâmpada central forte pode resolver tudo. Mas se o espaço for mais amplo, pode ser necessária a instalação de outras lâmpadas auxiliares nas laterais da cozinha, sobre bancadas ou sobre a mesa, por meio dos pendentes.

Uma opção moderna e tecnológica de iluminação é o perfil de LED, disponível em diversos modelos e tamanhos. Além de ser colocado no teto, ele pode ser aplicado em móveis, paredes e até no chão.

4. Organização e armazenamento inteligentes

Organização, antes de mais nada, é uma questão de visibilidade. Ou seja, tudo deve ser encontrado facilmente. Por isso, uma dica básica é: objetos maiores devem estar sempre atrás dos menores. 
 
Prateleiras, nichos e cestas também são sempre bem-vindos, permitindo uma distribuição inteligente de alimentos e utensílios.

Potes de vidro ou de plástico transparente são peças indispensáveis, já que, mesmo fechados para preservar seu conteúdo, permitem saber o que há dentro deles. As etiquetas também são uma boa maneira de identificar, mas devem ser discretas e padronizadas.

Outro grande aliado na organização da cozinha são os ganchos. Seu poder de otimizar espaços é grande, além de serem resistentes e suportarem bastante peso. São indicados para as xícaras, que podem ser penduradas pelas asas, bem como para colheres, garfos e escumadeiras maiores, com furos na ponta do cabo.

Então, o que achou das dicas? Certamente elas ajudarão você a planejar a cozinha dos sonhos, bonita, funcional e contemporânea. E o mais importante de tudo: tente adicionar toques pessoais, para que a sua cozinha seja um ambiente único e especial. E se tiver mais alguma dúvida, entre em contato com a Italínea. Teremos o maior prazer em participar do seu projeto de felicidade.

Artigos relacionados

9 armadilhas comuns na cozinha planejada
Sala com cozinha americana integrada: harmonize os ambientes
O que não pode faltar em uma cozinha planejada?

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.